sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Coluna Estratigráfica

O que é? 

É uma representação usada em geologia para descrever a localização vertical de unidade de rochas numa dada área particular, exibindo unidades estratigráficas, feições intrusivas, superfícies de discordância  etc.   Outra forma de representar é  o log estratigráfico vertical onde se representa  a  sucessão das camadas e as suas espessuras associando a cada unidade  ou sub-unidade uma sinopse descritiva dos tipos de rochas e dos processos geológicos.

O que constitui?

 Um dos argumentos a favor da evolução. No geral, os organismos menos complexos são encontrados nas camadas superior e inferior, mas, porém os organismos mais complexos são exclusivamente encontrados em camadas superiores.
 Normalmente  não é possível encontrar uma coluna geológica completa, elas são formadas calmamente , à medida que os paleontologistas comparam sequências de fósseis  entre si.

Qual a importância?
Importância no conhecimento cientifico relacionado com a história da Terra e a evolução da vida. Assim, formou-se uma escala geológica que  visiona  como referencial temporal para a Geologia e Paleontologia. Através dos glaciares, das mudanças climáticas, do aparecimento, da evolução da extinção das espécies que são registados nos estratos conseguiu-se formar um calendário Geológico.

Como fazer uma coluna em campo?

 (1) - Olhe para as rochas:Pode parecer simples, mas é importante antes de começar ter uma ideia geral das rochas existentes. Assim sendo, posteriormente será mais fácil realizar uma descrição das rochas.

(2) - Procure por mudanças no tipo de rocha: Se as rochas numa qualquer parte do afloramento parecem muito diferentes, então é possível que seja uma “unidade” própria. Quando se divide o afloramento de rocha em unidades é baseado em variações de fósseis, cor, tipo de rocha, e outros factores, ou todos os factores combinados.

(3) - Meça a secção: Depois do fim de unidades diferentes, pode medir-se a espessura dessas unidades.

(4) - Inicie descrevendo : No fim tem de ser fazer as observações específicas sobre as rochas em observação.




Referencias:

2 comentários: